| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

OAC

Page history last edited by Marcia Fajardo 14 years, 7 months ago

     

 

                                                                                

 

 

 

                             USO INTERDISCIPLINAR  DE TECNOLOGIA

 

 

 

   

 

                           UM CAMINHO PARA A APRENDIZAGEM

 

                           DO INGLÊS DE  FORMA  SIGNIFICATIVA

 

 

 

 

 

                              

               http://tbn0.google.com/images?q=tbn:JdE715gzafjuzM:http://mappa.mundi.net/maps

 

 

 

 

 

                                       Objeto de Aprendizagem Colaborativa ( OAC)

 

 

                                                        

                                                     Autora: Márcia Cristina de Souza Fajardo

                                                                 E-mail: fajardo@seed.pr.gov.br

 

 

                                                                                          2007

 

 

   

 

DISCIPLINA: LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA

 

 

 

ESTABELECIMENTO:   COLÉGIO ESTADUAL UNIDADE POLO 

 

 

 

ENSINO :    ENSINO MÉDIO

 

 

CONTEÚDO ESTRUTURANTE:  DISCURSO

 

CONTEÚDO ESPECÍFICO: Letramento de Informação : Genêro Textual - Propaganda

 

PALAVRAS-CHAVE:     Webquest, Hipertexto, Internet, Letramento de Informação, Letramento Midiático

 

 

 

 

CHAMADA PARA O RELATO:

 

 

É óbvio que nossos alunos estão aprendendo, mas como e quando eles aprendem é que está mudando...

 

  

 

    PROBLEMATIZAÇÃO:

 

Uso Interdisciplinar de Tecnologia: Um caminho para a aprendizagem do Inglês de forma significativa.

 

 

 

 

Este OAC foi projetado como parte de uma exigência do  Programa de Desenvolvimernto Educacional 2007-2008 (SEED/Universidade Estadual de Londrina/UEL). Estes esforços representam uma colaboração entre os professores GTR, minha orientadora Profª DrªElaine Fernandes Mateus, e meu trabalho. Este material didático  será utilizado como material de intervenção para o ano de 2008 e será aplicado  no terceiro ano do Ensino Médio, ele é um trabalho interdisciplinar com Tecnologia (Letramento de informação) , Artes e Filosofia. Os conceitos e atividades encontrados aqui estão em consonância com os Padrões Curriculares do Estado do Paraná (Diretrizes Curriculares Estaduais). 

 

 

 

 

 

 

 

A Internet tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem  conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos.

 

 

 

 É amplamente aceito que a tecnologia está mudando nossas vidas de muitas formas, incluindo como nós adquirimos informações, o ato de  investigar, ler, escrever, aprender e ensinar... Novas formas de ambiente de aprendizagem estão se abrindo para nós. Como a tecnologia está se tornando disponível nas escolas, nós temos que atualizar nosso conhecimento a respeito dela assim como nos adaptar ao surgimento de   novos tipos de comunicação e ao novo sistema simbólico que as multimídias trouxeram. 

 Buzato(2003) menciona a necessidade da incorporação destas novas práticas na escola e acha que isso deve começar com os professores. É preciso que o professor sinta que o computador é uma forma de ele se valorizar como profissional e como cidadão. Buzato (2003) aponta que o Brasil não vaise "incluir" no mundo se não cuidar da inclusão social em todos os sentidos. O letramento digital é fundamental para que as pessoas possam fazer uso dos mecanismos de participação que a Internet propicia e que os governos começam a utilizar. Por este fato é que acredito que o Letramento Digital na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores.  

As vantagens de ensinar com novas tecnologias e novos recursos tornam o aprendizado mais significante e atraente, assim encorajam o letramento digital, como também é um caminho para proficiência nas formas novas de comunicação e tecnologias e também nas diferentes formas de leitura hipertextuais que constantemente estão mudando nosso mundo  e estão nos fazendo ficar mais próximos.

 

                    

 

 

  As Vantagens do Uso da Internet para o Ensino de Línguas-

 

 

O inglês é a língua da Internet e a Web é um espaço rico para se aprender inglês de forma interativa, pois oferece oportunidades para o aprendiz usar a língua com finalidade comunicativa e é por isso que a aprendizagem de línguas estrangeiras se torna cada vez mais acessível e necessária a um grande número de pessoas que a utilizam para este fim. 

 

Prevalecem recursos e oportunidades para se usar a língua e assim aprende-la. São exemplos destes recursos:  

 

Chats - que permitem o intercâmbio em tempo real e sob a forma de diálogos entre alunos, e entre alunos e professores, formando debates abertos, conferências ou simples bate-papos. Formas de conferências podem ser utilizadas como entrevistas ou para estimular os debates e a participação. 

 

 As listas de discussão - são instrumentos que servem como um verdadeiro coletivo inteligente, onde os assuntos, agrupados de forma temática, são tratados por especialistas das mais diversas áreas, discutindo, comentando ou informando.

 

 E-mail - forma mais utilizada da Internet, permite um contato individualizado, como as cartas epistolares, entre colegas e/ou com o professor, servindo como instrumento ágil para sanar dúvidas pontuais ou efetuar consultas específicas.

 

Também há os fóruns, softwares diversos, jogos, videoconferência, os sites que administram projetos colaborativos ao redor do mundo cujo objetivo específico não é a aprendizagem de língua, mas a aproximação de pessoas de diferentes culturas. 

 

Quando aprendizes tornam-se membros ativos de uma comunidade virtual eles ganham acesso a uma grande quantidade de recursos da linguagem, há uma grande exposição na língua alvo, aprendem a interagir, cooperar e dividir coisas com pessoas reais, e com interações mais individualizadas com o professor, tornam-se mais envolvidos e independentes. 

 

Warschauer et al (2000:7) indica cinco razões principais para o uso da Internet no ensino de inglês: contextos autênticos e significativos; aumento de letramento através da leitura, escrita e oportunidades de publicação na Internet; interação, a melhor forma para se adquirir uma língua; vitalidade obtida pela comunicação em um meio flexível e multimídia; e empowerment, pois o domínio das ferramentas da Internet os torna autônomos ao longo da vida. [4] Resta ao professor saber tirar proveito do que a Web oferece. 

 

    Ferramentas como webquests, apresentações de power point, softwares, blogs,wikis e a World Wide Web nos oferecem novos modos e formatos do que é ensinar e aprender. Os textos mais tradicionais são agora combinados com elementos gráficos, links de hipertexto[1], etc, fazendo o processo da aprendizagem muito mais interessante e desafiador. Este processo está enriquecendo muito mais o aprendizado e dando mais significado a ele quando são ensinados conteúdos de disciplinas diferentes (DCE). Aqui estarei dando ênfase na ferramenta webquest, pois é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web. Com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber, foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros). 

 

Pretendo trabalhar com um webquest voltado para a linguagem persuasiva das propagandas e anúncios e os alunos pesquisarão anúncios para identificar os tipos de técnicas de propaganda usados neles. Eles usarão habilidades de pensamento crítico para avaliar informação apresentada pela mídia para tomar decisões lógicas sobre o que eles compram e acreditam. 

 

 

 

 Nota 

 

  

 

[1]- Hipertexto vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem acessar outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, distanciando-se assim da linearidade da página. Na Internet, cada site é um hipertexto – clicando em certas palavras vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto. (Na definição de Jay Bolter 1991): “as partes de um hipertexto podem ser agrupadas e reagrupadas pelo leitor”.

 

 

Referências Bibliográficas      

 

 

 

BARATO,Jarbas Novelino – SENAC SP /Escola do Futuro – USP  http://www.webquest.futuro.usp.br/       

 

Acesso em 18jun2007>

 

 

BUZATO, Marcelo E. K. Letramento digital abre portas para o conhecimento.

 

 

DIGISKILLS - Developing Digital Skills @ School.

 

 

 

<http://www.schooljournals.net/digiskills/index.php?action=IMagazine::showLoginForm() em 03/10/07>acesso

 

DCE- Diretrizes Curriculares Estaduais- Língua Estrangeira Moderna 

 

 

EducaRede. Entrevista por Olivia Rangel Joffily. 23/09/2007

 

 

 

 FAJARDO, Márcia C.Souza-Programa de Desenvolvimento Educacional /SEEDhttp://ptmarciafajardo.pbwiki.com/

 Acesso em 29/09/07. 

 

 

 

WARSCHAUER- Eletronic Literacies. Mahwah&London:Lawrence Erlbaum, 1999 

 

 


 

 

                                                                                   

 INVESTIGAÇÃO DISCIPLINAR

 

 

             

WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros).

 

  

 

     Como selecionar um projeto  Webquest?

  

 

       Escrever uma WebQuest, além de ser um desafio, é atividade que exige muito tempo, pelo menos na primeira vez. Para aproveitar melhor seus esforços e maximizar suas chances de satisfação e sucesso, vocês precisam escolher bem seus projetos de WebQuest. Há quatro filtros pelos quais suas idéias devem passar. 

  

 

Uma WebQuest deve:

  

 

 1. estar vinculada aos padrões curriculares locais, estaduais e nacionais;

 

 

 

 2. substituir uma aula com a qual vocês não estão completamente satisfeitos; 

 

 

 

 3. fazer bom uso da Web; 

 

 

 

 4. requerer um grau de compreensão que vá além de simples entendimento. 

 

 

 Há grandes idéias de aulas que não vão passar por todos esses filtros. Elas talvez possam resultar em ótimas atividades de sala de aula, mas não resultarão em ótimas WebQuests. Sua tarefa agora é a de refinar as possíveis idéias até que elas estejam de acordo com esses quatro critérios.

 

Vamos discutir cada um dos critérios mais detalhadamente nas linhas que seguem.                           

 

 

 

 

 

 

                          O Que é Um  Web Quest?

 

 

 

 

 

 

 

1. Padrões Curriculares

    Umas das tentações que professores usuários de tecnologia cometem com bastante freqüência é a de fazer certas coisas porque elas são "legais". Todos nós já vimos laboratórios cheios de crianças criando animações, desenhos animados, jogos, ou pilhas de Hyper Studio que cantam, dançam e usam todas características do software. Uma vez que a novidade passa, pode-se perguntar o que foi que as crianças aprenderam com tais coisas. Algumas vezes, tanto esplendor tem uma meta educacional adequada, outras vezes não.

 

    O movimento na direção de padrões definidos em todas as áreas de conteúdo é visível em toda parte e irreversível. É preciso reparar que os padrões não são perfeitos. Porém, mesmo quando eles são desorganizados e pouco claros, é prudente gastar seu tempo criando lições que possam estar vinculadas a metas definidas, reconhecidas por outras pessoas. Não deixe que a tecnologia seja o "rabo que tenta balançar o cachorro". 

 

Vamos supor que vocês têm acesso aos padrões aplicáveis à suas escolas, nível de ensino e conteúdo, e que vocês os consultarão ao refinar suas idéias. Vamos  nos ater aqui as Diretrizes Curriculares Estaduais. 

 

 

 

 2. Usar bem a WEB

A Web acrescenta uma dimensão única ao ensino. Ela oferece fontes primárias de informação que dificilmente estariam disponíveis nas escolas. Ela oferece informações tão atualizadas como o noticiário dos jornais de amanhã. Ela pode dar acesso a fotografias coloridas, som e animação. A estrutura básica de uma WebQuest poderia ser feita com uma pilha de livros e revistas. Vocês devem escolher um projeto que não pode ser feito exclusivamente com material impresso. Usar material impresso junto com recursos Web é uma bela idéia... mas escolhamos algo que não pode ser bem feito sem acesso à rede Web. 

 

 

4. Entender

 

 

   Nem tudo que ensinamos requer entendimento profundo. Algumas coisas são ensinadas melhor por meio de instrução direta, uma vez que elas não dão lugar para síntese, análise ou julgamento. Verbos irregulares em inglês, a lista dos países membros  da OTAN, a tabuada, as definições das categorias gramaticais etc ,não são bom material para WebQuests. Escolham conteúdo e padrões que exijam criatividade, que tenham múltiplas camadas, que possam sugerir múltiplas interpretações ou possam ser vistas desde múltiplas perspectivas. Em resumo, escolham um material que requeira dos estudantes transformação em algo diferente.  

 

5.O Processo 

 

 

Como é que vocês trabalham com esses filtros? Reservem algum tempo para pensar sobre suas atividades de ensino, padrões curriculares, e o tipo de coisas que vocês acharam na Web até agora. Depois disso usem o processo do modo como ele é descrito aqui. Vocês talvez precisem usar competências de busca como as ensinadas em searching skills para saber o que existe na Web sobre o seu tópico. Quando vocês não puderem responder SIM, modifiquem a idéia ou escolham outro tópico. Quando vocês puderem responder SIM para todas as questões, chegarão à próxima fase.

 

 

  

 

  Presentation Worksheet

 

  

 

 1º Passo: Decida sobre seu tópico:

 que você gostaria que seus estudantes aprendessem usando um WebQuest? Pense nas metas de seu curso, os endereços dos websites  que você tem, e o tipo de informação para sua atividade que está na web, etc.

  

 

 Escreva seu tópico 

2º Passo- decidindo sobre seu objetivo:

 

 

 

O que você gostaria que seus estudantes fossem capazes de entender com a informação que eles estão aprendendo? reconhecer? descrever? comparar?analisar?

 

 

Escreva seu objetivo para o aprendizado 

 

 

 Normalmente uma webquest inicia com uma introdução para o tópico da Webquest e do objetivo do que vai se aprender.

 

Escreva algumas  anotações para você  sobre sua introdução 

  

 

Passo- definindo uma tarefa

 

 

   Uma vez que seu tópico e tarefas estão estabelecidos, você precisará pensar sobre como você quer usar a web para que seus alunos realizem esse objetivo. Também precisará saber se seus alunos  conseguirão de fato alcançar o que você esperava. Em uma webquest os alunos podem formar grupos para trabalharem.Isto pode ser feito para resolver um exercício, criar um jornal, escrever uma composição, fazer uma apresentação, etc. Quando a tarefa é definida, é estabelecido as regras, de que forma os alunos irão juntar as informações sobre o tópico, analisarão e sintetizarão  a informação e como eles apresentarão a informação que eles descobriram.

 

Escreva o modelo de tarefa que estabelecerá para seus alunos

4º Passo- Encontrando os recursos da Web  

 

Agora  que definiu a tarefa que esperava que seus alunos realizassem, precisa identificar websites que os ajudarão a encontrar  a informação que eles precisam para completar a sua tarefa. os website que você selecionou precisam ser confiáveis, informativos para que os alunos possam usá-los como modelos.portanto é uma boa ídéia ter em mente algumas questões: 

 

·         É um autor conhecido?

 

·         Quais são as credenciais pessoais do autor como um perito no asssunto?

 

·         Qual é a instituição afiliada do autor ou a organização patrocinada  do website?

 

·         A organização ou instituição é respeitável?

 

·         Possui perícias  legítimas e imparciais sobre o assunto?Está vendendo algo?

 

·         É um link provido por um webmaster que pode responder perguntas sobre o site?

 

·         Há referências para dar apoio ao seu trabalho?

 

·         São dados atualizados?

 

·         Se o documento apresenta opiniões forte do autor , ele pelo menos lida razoavelmente com outros pontos de vista para reconhecer uma visão pessoal?

 

 

 5º Passo-Escrevendo as Particularidades 

 

      Agora  você precisará  escrever as particularidades  da tarefa. Estas  normalmente incluem:

 

·         Uma descrição do processo em que os alunos de vem usa para completar a tarefa

 

·         Linhas Gerais de como os alunos devem organizar o material

 

·         Poderá também incluir:

 

·         Uma rubrica para avaliação

 

·         Um modelo para ajudar os alunos  aorganizar a informação. 

 

 -Faça as especificações de sua tarefa

 

 

 

- Discuta suas idéias com seus parceiros 

 

 

6º Passo-Conclusão

 

  

 

Agora precisará escrever uma conclusão que resume o que os estudantes fizeram e aprenderam enquanto fizeram esta atividade.

 

 Faça o desenho de sua conclusão 

 

 Discuta suas idéias com seu parceiro  

 

7º Passo-Avaliação

 

 

 

Como você pode avaliar Webquests? 

 

Normalmente Webquests são avaliadas no produto final que os alunos produzem como parte do seu webquest. Muitas faculdades também usam rubricas  para ajudá-los a ter acesso a webquests.

 

WebQuest website (http://edweb.sdsu.edu/webquest/webquest.html ) tem alguns exemplos de webquests com rubrica que você pode olhar.

  

 

(Tarefa baseada no modelo das professoras e conferencistas: Sharon Wildmayer e Holy Gray )

 

 

 

 

 

 

    

 

CONTEXTUALIZAÇÃO:

 

 

                                                         o Uso do webquest na aula de Língua Inglesa

 

 

 

      O Professor Bernie Dodge propôs a criação de um conceito - WebQuest - onde as atividades de pesquisa eram desenvolvidas com o uso da internet. 

 

     Em 1995, o Professor Bernard Dodge, da San Diego State University, propunha a criação de um conceito – WebQuest – que auxiliasse na clarificação de um determinado tipo de atividades que estavam sendo postas em prática no âmbito de um projeto educacional de uso da internet. Assim definia WebQuest (literalmente, uma demanda na Web): "Uma WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que alguma, ou toda, a informação com que os alunos interagem provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementados por videoconferência. Existem, pelo menos, dois níveis de WebQuests que devem ser distinguidos um do outro" (…).   

 

   Dodge propõe a definição de dois níveis, que se prendem com a duração dos projetos – curta (uma a três aulas) e longa (uma semana a um mês em ambiente de sala de aula) –, mas também com a dimensão de aprendizagem que implica e que é explicitada com recurso ao modelo de Marzano (1992): no caso dos projetos de curta duração, estar-se-ia perante aquisição e integração de conhecimentos, enquanto os projetos de longa duração teriam como objetivo a extensão e refinamento de conhecimentos.

 

 

 

 

 

       Como é o Desenvolvimento de uma Webquest para o Aprendizado de um Idioma?

 

   

 

  

 

A expert sobre webquests aqui no Brasil Barbara Dieu do Dep. de Língua Estrangeira do Lycée Pasteur( São Paulo) fala sobre a tarefa / processo de uma webquest e afirma que ela não difere muito de como hoje em dia muitos professores de língua estrangeira (ou não) abordam um texto, uma publicidade ou artigo de jornal com os alunos  de nível intermediários ou avançados em cursos de línguas. 

 

 Na área de línguas estrangeiras modernas foram feitos muitos progressos desde que a abordagem comunicativa foi adotada. Há uma preocupação e procura constante por materiais autênticos. O fato de estarmos ensinando a língua nos dá a liberdade de escolher quase qualquer material e assunto desde que pertinente à realidade dos alunos que temos. O trabalho é geralmente em grupos, em torno de temas que promovem a discussão. Vários artigos de autores e fontes diferentes sobre o mesmo tema também podem ser introduzidos a fim de proporcionar as diversas perspectivas e pontos de vista. Os alunos podem representar vários papéis (role-playing).  

 

Com isso você pode montar WebQuests muito interessantes, como a de esportes radicais ( Dieu) os alunos vão se familiarizando com mais facilidade com a língua e com o tema.   

 

 A maior dificuldade ainda para preparar uma webquest para alunos de língua estrangeira, no entanto, é a própria língua e como montar o quest de forma que os alunos fixem certos elementos linguísticos. As variedades de fontes nos provêm de textos autênticos sem exercícios graduados como achamos em livros.   

 

 A prática de preparar exercícios graduados (scaffolding) sobre um texto ou dois que ocorre em muitos cursos privados de língua envolvendo alunos e professores de elite, tende, em muitas escolas, a ser bem diferente.

 

 

 

  Oque é fundamental em uma webquest para o ensino de Línguas?  

 

  

 

 

 

 Antes de qualquer coisa é necessário uma boa base tanto do professor quanto do aluno em língua e metodologia.

 

 A coordenadora Barbara Dieu aponta que “Poucas escolas investem na formação de seus professores, que geralmente fazem isso por sua própria conta.”  Ainda comenta que outras escolas não possuem acesso rápido à Internet e/ou hardware/ software necessários, o que dificulta muito o desenvolvimento da pesquisa. Outras vezes a divisão panzer informática representa um bastão inexpugnável, nas mãos de coordenadores que sob pretexto de “aliviar”  a carga do professor,  restringem a liberdade de criação do mesmo,  a interação  com/entre  os alunos e tiram-lhes a possibilidade de ser (em) agente(s) do processo e desta forma transformar sua prática.   

 

Para criar uma webquest o professor precisa ter não somente um sólido conhecimento da língua que ensina, como também as competências e habilidades requeridas para esse tipo de atividade, certo domínio da linguagem e tecnologia  da informática, fontes na Internet na língua alvo. Não podemos esquecer que essa estratégia de aprendizagem foi inicialmente criada em inglês, para uma Internet basicamente em língua inglesa. Logo por professores e para alunos cuja língua materna é o inglês. O nível de compreensão e produção em língua materna é muitíssimo superior ao dos professores e alunos dessa mesma língua  como língua estrangeira.  

 

Dieu ainda informa " que professores de inglês como língua estrangeira têm mais sorte, já que tanto a parte da informática como o material autêntico e fontes diversas em inglês são mais fartos, bem como uma série de exercícios que podem ser adaptados." Segundo ela nós encontramos muita literatura a respeito de webquests, exemplos comentados de webquests em diversas áreas (de onde podemos aproveitar vocabulário e estruturas) e podemos também ler e estudar uma variedade de outros projetos on-line.  Estamos continuamente expostos à língua inglesa tanto na parte de  comunicação escrita como oral (filmes, músicas, etc.).  

 

A própria Internet nos tem mostrado que cada vez mais novas informações de como usar novas tecnologias em diferentes línguas, mais e mais fontes confiáveis estão surgindo e muitos outros professores em diferentes países estão começando a criar webquests e projetos que estimulam o envolvimento ativo dos alunos.   

 

Em muitos países, tais projetos são custeados por fundações ou iniciativas do governo. Aqui no Brasil, as prioridades são outras.   

 

Na Holanda, Ton Koenraad, da Faculdade de Educação da Universidade Profissional de Utrecht,desenvolveu o projeto Talenquest : para o desenvolvimento de webquests em língua estrangeira (talen), subsidiado pelo governo para demonstração na Conferencia Eurocall 2001 (Nijmegen 29-31/08/01).

 

No Canada, James Rainville é subvencionado pelo Ministério de Educação do Canadá para desenvolver Les Missions Virtuelles, que não é necessariamente voltado à webquests em francês língua estrangeira, mas que tem o mérito de desenvolver projetos nessa língua que poderão mais tarde ser aproveitados por professores desta área.   

 

Phil Benz, professor de inglês e formador na França, tem se interessado pelo assunto e já produziu alguns trabalhos bilíngües (francês/inglês) sobre este tema e uma quest sobre Ellis Island em conjunto com outros professores de inglês e francês, que pode ser encontrada nas páginas para professores de seu site English Multiverse.   

 

Em Portugal o programa Nónio Século XXI, apoia professores que desenvolvem projetos inovadores.   Aqui no Brasil, temos na Internet o artigo e links com material que o professor José Manuel Moran disponibilizou, mas a maioria encontra-se em inglês – logo o acesso está restrito. Não há informações se outros professores de línguas estejam trabalhando nesta área e se há subsídios para este tipo de atividade. Esta metodologia está sendo incorporada paulatinamente pelas universidades e nos curso de formação de professores de línguas estrangeiras modernas, mas, não se sabe  se já foi produzido ou utilizado uma em sala de aula com a finalidade específica de ensinar uma língua estrangeira.  

 

Referências:

 

  

 

 BARATO, Jarbas Novelino -WEBQUEST: Educação na Rede http://www.webquest.futuro.usp.br/artigos/textos_jarbas.html acessado em 13/out/2007)  

 

 

 

 BENZ Phil-  :How to … work with a webquest   http://elt.britcoun.org.pl/elt/forum/webq.htm (acessado em: 05/nov/07)  

 

 

 

 DIEU, Barbara -International Collaborative Projects on Line: http://the_english_dept.tripod.com/

 (acesso em 03/out/2007)  

 

 

 

 KOENRAAD,Tom- Talenquest -      http://llt.msu.edu/vol8num3/emerging/default.html   (acessado em:05/nov/2007)  

 

 

 

 Nónio Século XXI-     http://www2.cifop.ua.pt/nonio.htm  (acessadoem 05/outubro/2007)

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

 

 

 

 

 

     Introdução  

 

    

 

 

Aprender a planejar WebQuests é um processo que deve ir do simples e familiar para o mais complexo e novo. Isto significa começar por uma única disciplina com uma WebQuest curta e ir depois para atividades mais longas e interdisciplinares. Eis aqui os passos recomendados:

1. O primeiro passo para um docente aprender a ser um planejador de WebQuest é o de familiarizar-se com os recursos disponíveis "on line" na sua própria disciplina.( webquest curta)

 

2.Uma vez que os educadores se sintam confortáveis em planejar WebQuests no âmbito de sua matéria, estarão prontos para enfrentar prazos maiores e abordagens interdisciplinares com o mesmo formato. (webquest longa) 

 

 

 

         A Lição

 

Esta lição pode ser usada facilmente com qualquer currículo que pretenda estudar  a linguagem persuasiva das propagandas . 

 

Esta lição foi projetada para ser usada com turmas do ensino Médio, foi elaborada como parte de uma unidade que desenvolve o pensamento crítico, mas poderá ser adaptada para uso com turmas de 4ª série do fundamental até Ensino Médio. Embora eu tenha elaborado para a Língua Inglesa, ela poderia ser usada muito bem com outros idiomas e fazer a interdisciplinaridade com Artes, Ciências, Matemática, Filosofia,  Ensino Religioso.

 

Antes de começar esta lição, é interessante que os alunos tenham um conhecimento básico de como usar PowerPoint ou algum outro software de apresentação. Se este tipo de software não estiver disponível, a lição poderá  ser adaptada para ser feita de uma maneira mais tradicional (crie o anúncio em cartaz). 

 

 É importante os estudantes entendam a amplitude de possibilidades que existem nas formas de meios de comunicação de massa (por exemplo, televisão, rádio, jornal, revistas, filme, outdoors, vídeos de música, vestuário com mensagens, brinquedos, videogames, etc.). No começo da unidade determine uma base para a compreensão do aluno da complexidade e diversidade do papel da mídia em nosso mundo atual.  

Eles devem compreender os conceitos básicos de informar (Quem? O que? Quando? Onde? Por quê? Como?). Isto deve formar uma base para tudo que eles comunicarem em sua trabalho. Nossos alunos precisam estar atentos aos vários grupos sociais na sociedade que é representada nas mídias (por exemplo: homens, mulheres, crianças, adolescentes, idosos, grupos étnicos, classes sócio-econômicas, grupos profissionais, pessoas com deficiências física e mental, grupos religiosos, etc.).

 

 

 

Interdisciplinaridade com:

 

 

Ciências ou Biologia: Saúde e Prevenção.

 

Expor a Mídia é identificar fatores de risco nos campos da saúde, sua causa e efeito, examinar produtos, estudar seus componentes, avaliar sua qualidade, assim o letramento de informação ou mediático pode ser reconhecido como uma estratégia de prevenção e cuidado com nossa saúde. Poderá se feito por meio de estudos científicos, pesquisas, leitura de reportagens.

 

 

 

Artes ou Arte Mediática-

Avaliar que técnicas são usadas para atrair a atenção na mídia. O conhecimento das Artes ajuda a responder esta pergunta chave. Letramento Mediático e as artes caminham juntas, de mãos dadas.

 

 

 

Matemática-

 Letramento de Informação em Matemática? É claro, pense nas estatísticas, suposições, podemos trabalhar com o raciocínio indutivo e dedutivo, as avaliações da tv  , enquetes,gráficos  reportagens, etc.

 

 

 

Filosofia e Ensino religioso (  Ética/Educação)

 

 

 

O poder para as pessoas depende de como é visto o poder das pessoas, para fazermos decisões sábias e expressarmos nosso ponto de vista efetivamente, devemos nos basear  em nossa ética, caráter  e em nossos valores. Letramento de Informação provê uma base sólida para termos esta condição de avaliar a mídia e navegar num mundo o qual é complexo e exigente.

 

 

 

Língua Inglesa ou outro idioma-

 

 

 

O letramento de informação tem a intenção que o aluno escreva para julgar, propor e persuadir (definir um assunto, fazer uma afirmação, apoiar um propósito, engajar o leitor).

 

Também tem o propósito de engajar o grupo, juntar informação e compartilha-la com os outros. Aceitar as opiniões e sugerir   as suas para  o grupo.

 

Ter consciência da construção da escrita, da sentença, o vocabulário usado neste contexto, pontuação, gramática.

 

Revisar e comentar sobre a escrita ,fazer mudanças na organização da estrutura  se necessário.

    

 

 


 

 

 

 

SÍTIOS

 

 

Como Criar uma Webquest: http://www.webquest.futuro.usp.br/como/comocriar.htm

 

 Neste site  a escola do futuro USP explica passo a passo como criar uma webquest nos moldes de Bernie Dodge e Tom March que são os idealizadores das webquests.

 

 

 

Inclusão Digital nas Escolas Públicas: http://www.escolabr.com/portal/modules/news/ 

 

 Não poderia deixar de mencionar um trabalho genuinamente brasileiro, dos professores Ezequiel Menta e a professora Gilian  Cristina Barros do Escola Br, os quais são os propagadores de um trabalho de inclusão digital e social .  Eles disponibilizam  softwares e  ferramentas gratuitos para professores e alunos,através de projetos educativos e serve também como um espaço de pesquisa, produção e aprendizagem colaborativa.

 

 

 

 

 

 

 Webquest..ORGhttp://webquest.org/search/  

 

 

 Aqui é a mais completa e bem definida fonte de informação sobre o modelo webquest.

 

      Se você é um estudante sem nenhuma experiência no tópico, ou um pedagogo ou professor experiente que procura materiais, você achará muita coisa aqui para satisfazer suas necessidades. 

  

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 SONS E VÍDEOS

 

 

 

 Título:  NEW  LEGO  Stars Wars Tv Commercial-

 

 

 

 

 

www.toywebb.net/images/starwars-figures-logo.jpg

 

 

 

 

categoria: áudio

Direção: Jonathan Smith

 

Produtora:  Lucas Arts.com

Duração: 00:29

Local de publicação: EUA/

Ano:  2007

 

Disponível em: http://www.weshow.com/br/p/6717/lego_star_wars_versao_droids_audio_em_ingles

 

YouTube plugin error  

 

 Slogan: "

 Just Imagine"  e no Brasil

 "A verdade só tem um lado " 

 .

 

 

 

 

 

Um novo jogo de Star Wars foi anunciado, trata-se de LEGO StarWars, em que o jogador irá assumir o papel de um jedi e LEGO...    

 Este comercial  da Lego( 2007), faz uma referência ao clássico do  cinema americano "Stars Wars", de George Lucas.  Embalada pela trilha sonora do mesmo filme,utilizando como plano de fundo uma paisagem tridimensional .  Com esta analogia mais a função conativa , característica do texto publicitário, incentiva a criança  e os pais a desejarem o brinquedo.  Numa época em que a paz é tão divulgada e necessária entre os países e os povos,os pais deveriam perceber,  que mesmo a propaganda sendo tão convincente, deveriam decidir pela não aquisição do produto.

 

 

 

Comentário sobre a Música:

 

 

 

 

A trilha sonora, como não poderia deixar de ser, é a mesma do filme, composto pelo célebre John Williams. Difícil imaginar em composições tão marcantes e conhecidas como essas de "Star Wars". E toda trilha sonora também remete à clássica saga dos jedis: com todos aqueles  zunidos do sabre e luz, o barulho das pistolas de lasers e das naves espaciais 

  

 

 

  


 

 

C4 PALLAS : CITROËN 

 

  

 

 

 

 thiagomiranda.wordpress.com/2007/08/

 

  

 

SLOGAN: "Dentro de um C4 Pallas tudo fica diferente "

Categoria: Vídeo

 

 Título:  C4 PALLAS 

 Direção: Rodrigo Pesavento

 Produtora: Zeppelin

 Duração: 01:00

 Local  da publicação: São Paulo,2007

 

 Disponível em : http://youtube.com/watch?v=GrYzJgTbF4Q 

 

 

 

 

YouTube plugin error  

 

 

 

 

 

Comentário:

 

 

 

 Este comercial mostra o novo lançamento do carro c4pallas da Citroën 2008,  onde o mundo dentro do carro é perfeito, e fora dele é um completo caos. A forma como a propaganda foi feita, mostra uma técnica na qual , as cores ficam em evidência e os aspectos urbanos são mostrados em dois planos: uma vida de glamour e requinte, outra a vida frenética e violenta da cidade grande. Os habitantes da cidade tão caótica não têm o mesmo direito a usufruir de uma vida de uma qualidade tão exclusiva e superior que mais parece outra dimensão.  

 

 

 

Title: Ella Fitzgerald - At Last lyrics

 

 

 

Artista: Ella Fitzgerald

 

A música “At last” trilha do filme de lançamento do C4 Pallas é um verdadeiro clássico:

 

 composta em 1941, por Mack Gordon e Harry Warren, apesar de originalmente cantada por Glenn Miller, foi imortalizada em abril de 1961 pela cantora Etta James.

 

Como segundo hit R&B a chegar à segunda posição nas paradas, teve seu ponto alto como 22º no top 10 da Billboard. Na época, Etta dividiu a ranking com artistas como Elvis Presley, Roy Orbison, Paul AnkaRay Charles.

 

 Foi regravada por diversos artistas de peso como Ella Fitzgerald, Nat King Cole, Miles Davis, Céline DionChristina Aguilera, Norah Jones , The Temptations, e mais recentemente por Cyndi Lauper em seu álbum que leva o  nome da música. A versão utilizada no comercial está disponível para donwload no site da Citroën e no site do C4 Pallas.

 

 

ANÁLISE DA MÚSICA

 

 

 A música foi utilizada como fundo musical para a propaganda C4 Pallas fala de um tema de amor, mas que dá a entender que a pessoa ao possuir este carro sentirá todas essas emoções, porém a um objeto de desejo (carro). Associados as pessoas, famosas, jovens, bonitas que têm a competência do ser-fazer e poder-fazer.

 

 

 

 

 

Lyrics: 

 

At last my love has come along

 

My lonely days are over

 

And life is like a song

 

At last the skies above are blue

 

And my heart was wrapped up in clover

 

The night I looked at you

 

I found a dream that I can speak to

 

A dream that I could call my own

 

I found a thrill to press my cheek to

 

A thrill that I have never known

 

You smiled, and then the spell was cast

 

And here we are in heaven

 

And you are mine at last

 

 

 


 

   

 

 

 

 

Título: "The Pepsi Gladiators" 

 

 

www.img34.photobucket.com/.../3divas.jpg

 

 

 Slogan:: " Dare for More” Aqui no Brasil " Arrisque mais ,Viva Mais"

 Endereço Slogan: http://powerfullbrands.blogspot.com/2007/08/pepsi.html

 Categoria: áudio e vídeo      

 

 Direção: Tarsem Singh 

 Produtora: Pepsi.Co

 

 Duração: 2:59

 

 Local da Publicação: EUA.

 Ano  : 2003

 Endereço: http://youtube.com/watch?v=SkELRp4wKPs 

 Endereço áudio: http://jovempanfm.com.br/tv/som.php?video=/storage/sounds/pepsi.wma #      

 

 

YouTube plugin error  

 

 

 

 Comentário:

 

 

 

Nos dias de hoje, anunciantes vão além dos jingles e slogans e freqüentemente usam o pop e a música alternativa em comerciais. Fãs de certo tipo de música podem relacionar melhor um comercial com a característica da música. Por exemplo, os comerciais da Pepsi usam muito o hiphop. E a Pepsi espera que os fãs do hip hop comprem o refrigerante deles por causa disso.

 

Considere este  comercial milionário e tecnicamente muito bem produzido para a Pepsi. Quem você acha que iria gostar do comercial? O que podemos entender com a mensagem da propaganda?

 

 

 

Comentário sobre a música: We Will Rock You

 

 

 

Para este comercial foi escolhida  a música de  Bryan May e Roger Taylor "WE Will Rock You" e foi gravada e apresentada pelo grupo QUEEN, pela primeira vez. Quem  a interpreta  neste comercial, são três cantoras pops e além  de super stars sendo uma grande influência na mídia jovem : Britney Spears, PinkBeyonce . É uma música impactante que representa um momento de decisão. Nós temos  no clipe uma arena onde se concentra a população local, um Imperador (aparentemente "malvado") e três representantes do povo (cantoras pré-fabricadas nos moldes da indústria)...

 

 De repente as três guerreiras (representantes do povo-público adolescente) começam a distribuir Pepsi para as pessoas e cantar “NÓS VAMOS SACUDIR VOCÊ!"... No mundo real se você comprar Pepsi vai financiar o Imperador, financiando o sistema, podemos perceber claramente uma mensagem implícita aqui. 

 

 

 

We Will Rock You  Lyrics (2:01)

 

Buddy youre a boy make a big noise

 

 

 

Playin in the street gonna be a big man some day

 

 

 

You got mud on yo face

 

 

 

You big disgrace

 

 

 

Kickin your can all over the place

 

 

 

We will we will rock you

 

 

 

We will we will rock you

 

 

 

Buddy youre a young man hard man

 

 

 

Shoutin in the street gonna take on the world some day

 

 

 

You got blood on yo face

 

 

 

You big disgrace

 

 

 

Wavin your banner all over the place

 

 

 

We will we will rock you

 

 

 

We will we will rock you(…)

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Título: Marlboro Country 

 

  

www.users.netropolis.net/rsingh/tobacco/marlboro.jpg

 

 

  

 

Slogan: Come  to marlboro country, Come to  where the flavor is, you get a lot to like with a Marlboro...ogan endereçohttp://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/handouts/tobacco_advertising/selling_tobacco_60s_70s.cfm

Categoria: Vídeo

Direção: Leo Burnett

Produtora: Philip Morris

 

Duração: 01:00

 

Ano: 1970

 

Local da Publicação: EUA

 

 http://www.ifilm.com/video/2891274

 

 

YouTube plugin error  

 

 

 

 

 

Sempre é bom lembrar as novas gerações de alguns sucessos publicitários de antigamente, este por exemplo anos atrás  era veiculado livremente e após a comprovação que o produto fazia mal a saúde, tiraram-na do ar, hoje a propaganda foi proibida..O homem Marlboro, o cowboy solitário que com seu cavalo se une a paisagem das planícies americanas, e do nascer do dia ao anoitecer cuida do seu rancho e normalmente de uma manada de cavalos. Ele é o ícone da cultura americana, o estereótipo do oeste americano e seus valores difundidos por Hollywood: independente, individualista, rude  e sempre ligado a terra e ao trabalho. Com o slogan "Mild as May” e aqui no Brasil: “O mundo de Marlboro onde os homens se encontram”, este anúncio teve muitos cowboys famosos entre eles: Wayne McLaren  (1976)e David McLean (1960)- que por” coincidência” morreram de câncer no pulmão.

 

 

Essa campanha surgiu em 1949 com base num cowboy real, Clarence Hailey Long, cowboy do Texas que numa entrevista para a revista TIME LIFE inspirou a criação da campanha por demonstrar o estilo de vida que Leo Burnett** queria para o possível ‘consumidor’ dos cigarros Marlboro. Última: Marlboro foi criado em 1924 como cigarros para mulheres.

 

 

 ** O mesmo diretor do comercial dos  Sucrilho kellog´s

 

Comentário Música: 

 

O tema musical para este comercial foi uma das músicas da trilha sonora  de um  western  famoso,  chamado  Sete homens e um Destino ( " The Magnificent Seven" ) de 1960 . A música chama-se " Main Title and Calvera" de Elmer Bernstein , é uma música vibrante e combina perfeitamente com  a composição e tema do anúncio. 

 

 

 


 

 

 

         PROPOSTA DE ATIVIDADES

 

 

 

                                  

    METODOLOGIA - PROFESSOR

 

 

 

 UM  WEBQUEST PARA O ENSINO MÉDIO-    EVALUATING MEDIA MESSAGES 

 

Introdução  

 

Esta unidade didática foi projetada como parte de uma exigência do Curso PDE 2007-2008 da Universidade de Londrina /UEL e SEED. Estes esforços representam uma colaboração entre os professores GTR, minha orientadora Profª Elaine Fernandes Mateus e meu trabalho. Ele é um trabalho interdisciplinar com Tecnologia (Letramento de informação) , Artes e Filosofia. Os conceitos e atividades encontrados aqui estão em consonância com os Padrões Curriulares do Estado do Paraná (Diretrizes Curriculares Estaduais).

 

Esta lição pode ser usada facilmente com qualquer currículo que pretenda examinar a linguagem persuasiva. 

 

Neste WebQuest, estudantes fazem alguma pesquisa na Internet para aprender sobre  estratégias de anúncio e  investigar como é o papel da  bias (preconceito, ideologia) no anúncio. Eles responderão algumas perguntas, baseado em sua pesquisa da Internet sobre técnicas de como criar anúncios, assim como entender os estereótipos, como uma forma de preconceito, que podem ser achados no anúncio. Eles avaliarão um anúncio imprimindo, então identificarão as estratégias criando uma mensagem. Eles também descreverão elementos de preconceito que pode ser incluído no anúncio. Olhe os Recursos (abaixo) cujos  links para alguns sites da Web de  boa  qualidade  que caracterizam conhecimentos de retórica  e definições destes termos.

 

  

 

 Objetivos:

   

 

·         Aumentar o letramento  de mídia

 

 

 

·         Investigar estratégias criadas em  anúncios

 

 

 

·         Explorar persuasão e  a influencia no  anúncio

 

 

 

·         Avaliar exemplos de anúncios

 

 

 

·         Avaliar o papel das mídias e responsabilidade por convicções, atitudes e comportamentos em adolescentes.

 

 

 

·         Projetar, desenvolver, publicar e apresentar produtos usando recursos tecnológicos  que demonstrem e comuniquem conceitos curriculares ao público dentro e fora de sala de aula.            

 

 

 

·          Pesquisar e avaliar a exatidão, relevância e a amplitude da conveniência, e as fontes de informação eletrônica que contenham algum tipo de preconceito, relativos ao nosso mundo real.

 

 

 

Os estudantes pesquisarão técnicas de propaganda usadas em anúncio e avaliarão anúncios para identificar os tipos de técnicas de propaganda usados neles. Eles usarão habilidades de pensamento crítico para avaliar informação apresentada pela mídia para tomar decisões lógicas sobre o que eles compram e acreditam. 

    

 

 Tarefa

Enquanto os estudantes estiverem fazendo a pesquisa na Internet, eles responderão as perguntas dadas no planning guide e Analysis Chart. Cada site da Web tem algumas das respostas às perguntas, mas várias das perguntas  podem requerer a pesquisa de dois ou mais sites da Web. Os estudantes devem compilar informação para responder as perguntas como eles leram do princípio ao fim de cada site da Web. Como os estudantes pesquisam as respostas das perguntas, eles também aprenderão sobre preconceito e ideologia anos anúncios. Eles usarão a pesquisa para avaliar um anúncio impresso que eles selecionaram. Esta unidade poderá levar de quatro a sete dias para completar dependendo  se os estudantes vão trabalhar fora do período da  aula. Sendo que esta atividade culmina com uma apresentação de PowerPoint, é obrigatório para os estudantes terem acesso a computadores com software do PowerPoint.

 

 

 

Processo

 

 

Assim os estudantes progridem na sua pesquisa pelos sites da Web, você pode ajudá-los a focalizar no que eles precisam saber e responder as perguntas dadas. Vários dos sites da Web têm ligações com outros sites da Web com informação pertinente. Se o tempo permitir, você pode querer que os estudantes explorem assuntos relacionados aos anúncios e suas inflências mais adiante.  

 

Estudantes continuarão então com a pesquisa na Internet e usarão o Anlysis Chart impresso numa folha de trabalho para avaliar um anúncio. 

 

Disponibilizei um guia para ajudar no passo a passo da unidade. Ajustando os dias e o tempo nas aulas que serão de 50 minutos, fica também a idéia de uma agenda ou um diário. 

  

 

Primeiro Dia:

 

 

Formação das equipes ( equipes de pelo menos 5 alunos)

 

 

 

Tarefa de revisão e “lista de sugestão de  tópicos”

 

 

 

Lista de tópicos para o grupo ou seja aqui eles selecionarão o que vao pesquisar.

 

 

 

Discutir os  resultados com  o grupo

 

 

  Segundo Dia:

 

 

 

Examinar os sites  selecionados  para a pesquisa

 

 

 

Complete o planning guide

 

 

 

Comece pesquisa individual

 

  

 

Terceiro Dia:  

 

 

 

 Continue a pesquisa individual ou em grupo

 

 

 

Use o Ad Analysis durante a  pesquisa

 

 

 

Reconvoque o grupo para compararar/discutir as  descobertas.

 

 

 

Complete o   Ad Analysis

 

 

 Quarto Dia:

  

 

Revise os principais pontos da discussão de ontem.

 

 

 

Com um grupo, comece a elaborar a sua pesquisa  para montar o seu anúncio.

 

 

 

O  foco do grupo é a discussão na preparação da apresentação do PowerPoint

 

 

 

Grupos começam a criar a apresentação do Power  Point.

 

 

 Quinto Dia:

 

 

 

  Grupos  Continuam a criar a apresentação do Power Point

 

 

 

  Grupos começam a  apresentação. 

 

Final:

 

 

 

Após todas as apresentações serem completadas…

 

 

 

Estudantes completam o Personal  Reflection

 

 

 

Grupos organizam portfólio que inclue todo o  projeto trabalhado

 

 

 

(Grupos fazem sua própria avaliação da sua participação, depois o professor fará a sua avaliação baseado no diagrama  dado)

 

 

 

Discussão final entre alunos e professora.

 

 

 

 

 Conclusão:

 

 

 

 Na Era da Informação, nós esperamos que este projeto seja um passo no caminho para aumentar  as habilidades do letramento de informação dos estudantes . Por favor, sinta-se livre para dividir qualquer comentário sobre este webquest contatando Márcia Cristina de Souza Fajardo em: fajardo@seed..pr.gov.br  

 

  

 

Recursos:

 

   

 

' Propaganda”

 

Language of ad claims: -http://sunset.backbone.olemiss.edu/~egjbp/comp/ad-claims.html

 

 http://www.propagandacritic.com/articles/intro.why.html

 

Propaganda devices” para compreender as diferenças entre  fato, opinião e preconceito .

 

http://www.cheney268.com/UbDUnits/chs/JustFacts.htm

 

http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/f/eleve_prof-12.gif

 

http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/webquest+about+media+influence+messages

 

 

AdBusters - http://www.adbusters.org/home/ 

 

Disponível em: 

 


 

 

                                                               EVALUATING MEDIA MESSAGES- FOR STUDENTS 

 

                                                                               

 

                                                                   

 

                                                                                                       

 

 

WEBQUEST DESIGNED BY

 

MÁRCIA CRISTINA DE SOUZA FAJARDO

 

IN PBWIKI TEMPLATE

 

  

 

E-mail: profma91@hotmail.com

 

 

 INTRODUCTION

The commercial announces a miraculous product, that can make  you thin, young and attractive without any effort. The media constantly transmits  us, image of successful , beautiful and healthy people through a persuasive language that sounds amazing .At the same time, manufacturers are constantly  exposing their products and services in order to make us believe"  we must have them.” The same strategy of showing successful men and women is used to persuade consumers .. How much would you pay for that? Still don't answer. Buying now, you will probably win a present allure.  

 

Have you ever payed some attention to every moment in the advertisements that attack our eyes and ears? What type of messages is transmitted to us by means of communication: TV, radio, newspapers and magazines, outdoors?

 

 

                   we will research a little more... move to the task

 

 

 

 

THE TASK

 

 

 

 

 

The  famous Buy -of -Us Agency is hiring a new advertising team. You and your partner have decided to submit an application for the job. The company president has asked that all future employees analyze some recent advertisements to demonstrate their knowledge of advertising techniques. He has also requested that each team create an ad for a fictional product. The team that presents that best ad will get the job. 

 

The aim of the  WebQuest is to develop your media literacy. You will learn about advertising techniques and investigate their use. You'll take a look at stereotype as one type of bias in advertising. Once you've done  some research to increase your knowledge of advertising and bias, select a print advertisement to evaluate. Using a worksheet, you'll describe the elements of the print ad and describe biases you observe. The purpose of this evaluation is to help you become more informed about advertising techniques and bias in order to make you a better consumer of advertising and the products and services they promote. You have two days to answer the questions and evaluate a product advertisement .

 

 

 

Let's get started! Move on to the Process.

 

 

 

 

 

 

 

Process        

 

 

 

 FIRST WE WILL KNOW  ABOUT THE DEFINITION OF MEDIA MEDIA go to:

 http://en.wikipedia.org/wiki/Media#Forms

 

  

 

ACTIVITY 1   -   What is an advertising technique? Research here:

 

 

 

 Advertising slogan

 

 

 

propaganda techniques

 

 

advertsing influence

 

 

 

weasel words 

 

ACTIVITY 2 

   

 

Use the chart Ad Analysis Chart.  

 

            Click the sites below, you’ll see, a CIGARETTE commercial, , A CAR commercial, a TOY commercial, and a SOFT DRINK commercial. Watch each advertisement and fill out the ad analysis chart according to the directions.

 

 

 

LEGO STAR WARS     toy commercial

 

 

 

 C4PALLAS -       car   commercial                                                

 

 

 

MARLBORO COUNTRY-  cigarette commercial

 

 

 

PEPSI   -                  soft drink commercial 

 

 

ACTIVITY  3 -  Analyse the advertisements

 

 ACTIVITY  4 -   Create original ad for fictional product

 

ACTIVITY  5-This will be your final task worth  

 

Print the planning guide , to help you   you design your advertisement. Remember, you are a team. Work together. Two minds are better than one. Your PowerPoint presentation should end with a slide that contains a profile of your product. It should identify the target audience and the  advertising techniques you used. This will show the company president that you "know your stuff."   

 

   You may choose one of the following:

 

 

*design an ad of your own utilizing language and importance of propaganda techniques learned on this webquest.

 

 

*design a truthful ad of an existing ad campaign. Design a "show and tell" ad -- one that shows truth in advertising.

 

 

Vocabulary:  

 

Bias: is prejudice; a preconceived judgment or an opinion formed without just grounds or sufficient knowledge 

 

Propaganda: is a systematic effort to influence people's opinions; to win them to a certain side or view.

 

 First, read through the following set of questions before you begin your Internet research. As you explore each site, look for answers to the questions.

 

  Select a printed advertisement from one of these sources:

 

 

http://www.cheney268.com/UbDUnits/chs/JustFacts.htm   

 

Review this page to understand the differences between fact, opinion, and bias. 

 

http://pbskids.org/dontbuyit/advertisingtricks/betheaddetective_1.html 

 

Visit the Don't Buy It pages at PBSKids.com to investigate where and why companies place advertisements. 

 

http://www.cheney268.com/UbDUnits/chs/JustFacts.htm 

 

 Review this page to understand the differences between fact, opinion, and bias. 

 http://www.media-awareness.ca/english/resources/educational/   

 

  Visit the Media Awareness Network to read about different types of strategies that advertisers use to persuade buyers to look at the products being displayed.

 

 

EVALUATING:

 

 After concluding your work about your research go to this link and answer your Personal Reflection:(Student´s Vision) 

 

 Personal Reflection  

 

 Teacher´s Vision: 

 

The Results will be will be evaluated in the folowing way:

 

 

* Content;

 

 

* Resources used ; 

 

 

* Organization;

 

 

* Creativity /Originality;

 

 

* Execution of periods;

 

 

* Appropriate use of the available time;

 

 

 

* Quality in the presentation;

 

 

 

* Participation of the group;

 

 

 

* Individual participation. 

 

 

 

*General visual aspects: disposition of the information, illustrations, colors and sources;  

  

 

  CONCLUSION

 

 

 And then? Have you perceived that the act of  persuading  goes beyond the simple act to convince someone?

 

 Every day we are faced with propaganda from advertisers. As critical thinkers, we need to be aware of the techniques used by the media so we can make informed decisions.    

 

 After completing this Web Quest, you should be better able to evaluate the information that advertisers send your way. Instead of being brainwashed by the media, you now have the skills to make sensible judgments about what you purchase and what you believe.  We must learn to think for ourselves, evaluate what we see and become more critical media viewer. You are prepared now to be to more critical person and consumer to evaluate the media messages.

  

 

CREDITS   

 

BAKHTIN, Michael. Os gêneros do discurso. In Estética da criação verbal. São  Paulo: Martins Fontes, 1992. 

 

FIORIN,  José Luiz  -  LINGUAGEM E IDEOLOGIA Ed Ática, São Paulo, 1993 

 

SANDMANN, Antônio. A Linguagem da Propaganda. Ed. Contexto, 1993

 

Don´t Buy it Get Smart- get media smart-

http://pbskids.org/dontbuyit/parentsguide.html#usingmedia acessado no dia 12/11/2007

 

http://ptmarciafajardo.pbwiki.com/f/pesquisa.jpg acessado no dia 12/11/2007

 

SUGESTÕES DE LEITURA

 

 

 

Comentários:

 

 

 

 

As Tecnologias da Inteligência-O Futuro do Pensamento na Era da Informática

 

Lévy Pierre:  -, São Paulo, ed34. 2004

 

  Lançado em português em 1993, talvez seja o livro mais importante de Pierre Lévy, autor consagrado no estudo da história, filosofia e antropologia da informação. Muitas das obras que vieram em seguida, serviram mais ao marketing editorial, explorando o sucesso conseguido pelo autor junto a um público ávido de conhecimento a respeito das tecnologias da informação que à introdução de novas idéias e conceitos. 

 

 

 Linguagem e Ideologia

 

 

Fiorin José Luiz, ed 7 Saõ Paulo Edt. Ática, 1993

Demonstra através de frases feitas como o trabalhador  é iludido pela classe dominante . “O dinheiro não traz felicidade”. “O dono da empresa tem grandes preocupações e o empregado não”. Esclarece a diferença entre trabalho e a força do trabalho. Para examinar as relações que  a linguagem mantém com a Ideologia, o autor distingue, com clareza, o discurso do texto e estuda principalmente as estruturas discursivas.. Faz uma análise do capitalismo relacionado com a Ideologia  e como encara o trabalhador e  e a sua forma de exploração

 

 

 

Pedagogia da Autonomia-

 

 

Freire Paulo , 25 São Paulo Ed. Terra e Paz, 2003

 

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia da Autonomia faz uma  reflexão  sobre  o  ensino e a pesquisa . Ele lembra que faz parte de nossa  prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. Ainda lembra que  nossa   prática de ensino   é  necessária a reflexão e essa  deve ser uma reflexão crítica entre a relação Teoria / Prática, para que nenhuma perca seu sentido ou importância. 

 

 

PROPAGANDA:    IDEOLOGIA E MANIPULAÇÃO- 

Garcia, Nélson Jarh

 

Este livro foi publicado em versão Gutemberg pela Editora Brasiliense sob o título O Que é Propaganda Ideológica. Tenta esclarecer como a propaganda é utilizada em uma sociedade, suas bases sociais e ideológicas e as principais técnicas empregadas.

 

http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/manipulacao.html

  

 

 


 

 DESTAQUES:

 

 

http://www.seednet.mec.gov.br/upload/materias/4425/4464_4425_imagem.jpg           

 

 

 

 

 

Webquest na Medida Certa

 

 

 

 Metodologia utiliza a rede para estimular a pesquisa e o pensamento crítico.

 

Artigo da Revista Profissão Mestre - mês Outubro/2002 n.º37

 

 Neste site Sandra Solda no seu site: Linguagem Matemática, faz uma referência ao artigo da revista-Profissão Mestre de 2002, sobre a utilização da metodologia webquest nas diferentes áreas do currículo e por quais Universidades e instituições está sendo utilizada, mostra seus objetivos, receptividade, desenvolvimento, como ela se desenvolve e indica alguns sites interessantes sobre esta metodogia.

 

site mencionado:

 

http://linguagemmatematica.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=20    acesso em 05/nov/2007 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

NOTÍCIAS:        

 

 

 

 

 Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet:

 

http://www.miniweb.com.br/top/Jornal/artigos/Artigos/webquest.html

 

   

 

  Neste artigo Dodge faz uma introdução aos conceitos e usos da Internet nas escolas, aos ambientes de aprendizagem que estão se abrindo para nós e delineia  a estrutura das webquests  e seu planejamento.

 

      O texto original deste artigo "WebQuests: A Technique for Internet – Based Learning" foi publicado em The Distance Educator, V.1, nº 2, 1995. Tradução de Jarbas Novelino Barato. line.  http://www.divertire.com.br/artigos/dodge1.htm

 

 

WEBQUESTS: UNA HERRAMIENTA DE APOYO EDUCATIVO EN MARKETING PÚBLICO Y NO LUCRATIVO

 

 

 

Revista Internacional de Marketing Público y No Lucrativo

 

Disponível em:

 

http://rimpn.teyde.net/2.2/01ESP%2009-Art%EDculo%20EL&CM&BG%202_2%20(98-112).pdf DEZ, 2005

 

Universidade de Leon, Espanha López, Mendaña,González Enrique, Crisitna, Begoña  

 

http://rimpn.teyde.net/2.2/01ESP%2009-Art%EDculo%20EL&CM&BG%202_2%20(98-112).pdf

 

 acessado em: 12/11/2007

 

 

 

TECNOLOGIA NA ESCOLA

 

 

 

REVISTA VEJA; Maria Elizabeth Almeida, São Paulo. Out, 2007

 

 Disponível em:

 

http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/hotsite/tematicos/educacao2007_v2_13tecnologia.shtml  acessado em:

 

 

 

Neste artigo  a especialista  em tecnologia da educação Maria Elizabeth Almeida comenta sobre o uso da informática de forma lúdica na escola  e afirma  que pode ser uma ótima idéia integrar conteúdos do currículo a novidades tecnológicas, ou seja a idéia é transformar a informática uma extensão de outras matérias- um meio de obter conhecimentos, e não um fim em si mesma.

 

 

 

 

 

 


 

         

 

    

 

                                                         

 

        PARANÁ:    

 

  

 

 

                                                           INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS                         

        ESCOLA BR

 

 

 

 

 

A Tecnologia na Educação em escolas públicas do Paraná apresentada e utilizada de forma crítica como recurso que possibilita aprendizagem, inclusão digital e social tem sido o trilhar, desde 1998, através das experiências vivenciadas com alunos, professores e multiplicadores. Os professores Eziquiel Menta (SEED-CETEPAR) e Gílian Cristina Barros (SEED-CETEPAR) através de registros e pesquisas no ciberespaço a partir de 2001 vêm tornando este caminhar cada dia mais possível. O Portal EscolaBR surgiu como alternativa para implementação das ferramentas pesquisadas através de projetos educativos realizados ou não no ciberespaço. Oportunizando aos educadores de escolas públicas de todo o Brasil a utilização de ferramentas por eles pesquisadas de forma dinâmica, gratuita e colaborativa. Tendo como objetivos principais: - Pesquisar e divulgar ferramentas em Software Livre que podem ser utilizadas por professores e alunos.

 

 - Disponibilizar gratuitamente ferramentas On-line para utilização gratuita.

 - Hospedar páginas de projetos educacionais, na medida do possível, de forma gratuita.

- Oportunizar através de espaço virtual um local de pesquisa, produção e aprendizagem colaborativa. Este espaço é para todos os professores de todas as disciplinas, sintam-se a vontade!   

 

 

 

 

 

 

 

 

  EscolaBR na Mídia

 

 

Algumas reportagens/citações sobre nosso site e equipe:

 

 

Revista Criativa - Podcast no Brasil - http://www.escolabr.com/podcast/index.php?id=43

 

 

 

 

Folha de São Paulo - Disponível online para assinantes UOL

 

 

Nova Escola - Matéria sobre podcast cita nosso site como referência. http://novaescola.abril.com.br/noticias/dez_05_16/

 

 

 

 

 

Senac - Matéria sobre Wiki. http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/setembro05/destaque/destaque.htm

 

 

 

 

ARede - Projeto que utiliza o nosso Livro Virtual com alunos de escolas públicas - http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=413&Itemid=196

 

  

 

Revista Criativa - Março de 2006

 

 

Gazeta do Povo - Indicação de Link para nosso Podcast em Novembro 2005

 

 

Salto para o Futuro - Cita material de apoio para novas ferramentas na educação.

 

 

PodCon - Apresentação do Prof. Eziquiel Menta na Podcon. http://www.podcastbrasil.com/podcon

 

 

 

Latinoware - Resumo da palestra apresentada na Latinoware 2005 – Curitiba http://www.latinoware.org/mercosul/modules/wfchannel/index  .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

   PodEscola - Produções de Áudio

 

 

 

 

           

         Projetos :

 

 

 

PhP Webquest :

 

 

 Aqui mais uma iniciativa para trabalhar webquests na plataforma php que é outro software livre. Professor Ezequiel Menta mostra passo a passo uma web aula como criar uma webquest:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA :

 

 

Inclusão Digital nas Escolas Públicas-EscolaBR

 

Disponível em: http://www.escolabr.com/portal/modules/wfchannel/index.php?pagenum=18

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   

 

  

 

 

            

 

                                                   

 

 

 

 

                                                                  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.